Publicado em Tag -Entrevistas

Flavia Liz Di Paolo – Guia de Turismo Cultural

Flavia 0 (2) FOTO:  Simone Ezaki

Área de Atuação: Turismo

Cidade: São Paulo – SP

Flavia Liz faz um trabalho de turismo personalizado, acesse:

http://www.flavializ.com

Postura Urbana: Vc desenvolve um trabalho personalizado de turismo, como surgiu essa ideia?

Flavia Liz Di Paolo: Foi algo natural, sempre fui guia, desde adolescente, só não sabia disso, (rs). Comecei adolescente com meus amigos alemães e americanos dos primeiros intercâmbios escolares que fiz com Alemanha e EUA. Em seguida comecei a dar aulas de português para executivos expatriados e suas famílias, além de fazer recepção e adaptação à cultura brasileira e comecei a perceber que antes de qualquer coisa, eles precisavam entender a cidade, conhecê-la melhor para poder se virar nela, daí resolvi fazer o curso técnico de guia na Graffit, melhor escola da cidade. Quase sempre fiz trabalhos freelancers por causa da flexibilidade,visto que viajava muito por meses seguidos, e também morei no exterior por anos…tudo relacionado com línguas e cultura brasileira, como intérprete, tradutora, consultora, relações públicas, até chegar a ser uma guia de turismo cultural personalizado. Juntei o útil ao agradável, ou seja, uni minha paixão pela cidade e tudo que ela oferece, com meus  temas favoritos: arquitetura, história, arte contemporânea, design, moda conceitual, grafite, favela, natureza, gastronomia, o que resultou na minha profissão. Percebi que era um nicho de mercado atender turistas estrangeiros exigentes, curiosos e viajados, que querem ser sempre surpreendidos!

Postura Urbana:  O que vc não indica em São Paulo?

Flavia Liz Di Paolo: Visitar favelas sozinho, sem acompanhamento de um morador ou de um guia credenciado para evitar problemas como aquele turista alemão recentemente no Rio de Janeiro, que levou um tiro, o mesmo em certas áreas do centro histórico como Praça da Sé e Cracolândia. De resto tem que ter bom senso…

Postura Urbana: São Paulo é a maior cidade do país, sabemos que aqui há uma enorme diversidade de programas, culturais, familiares, gastronômicos, descontraídos,etc, como a prefeitura investe no turismo da cidade?

Flavia Liz Di Paolo: Para essa questão tive que consultar a Juliana Pestana, Coordenadora de Turismo de Negócios da SPTuris. A prefeitura de São Paulo, através da São Paulo Turismo (mais conhecida como SPTuris), o órgão oficial de turismo da cidade, investe no turismo com diferentes projetos para a população e visitantes. Alguns projetos interessantes que posso destacar são:

– Turismetro: passeios com roteiros temáticos realizado por guias em português, inglês e espanhol com o custo apenas do bilhete de metrô.
– São Paulo Best Weekend: programa de desconto em hospedagem e serviços que incentiva a vinda de turistas nos principais feriados da Capital.
– Guia “Fique Mais um dia”, guia online e impresso que divide a cidade em bairros imperdíveis e roteiros temáticos que incentivam o visitante a explorar a cidade em um dia.
– Placas de Sinalização Viária: placas viárias que sinalizam os principais atrativos turísticos da cidade.
– Roteiros temáticos: 09 roteiros com temas diversos como Arquitetura, Mirantes, Café, Independência, Arte Urbana, Cidade Criativa, Afro, Ecorrural e Futebol que mostram ao visitante novas perspectivas sobre a cidade;
– SP Móbile: aplicativo funcional que possui atrações turísticas, restaurantes, guia de compras, mapas.da cidade de São Paulo.

Postura Urbana: Quais seu planos futuros?

Flavia Liz Di Paolo: Pretendo continuar estudando, pesquisando, viajando, fazendo muitos tours, e claro, quero treinar cada vez mais pessoas, não apenas guias, mas recepcionistas e concierges de hotéis, agentes e operadores de agências e operadoras de turismo, funcionários de departamentos de vendas e marketing que vendem a imagem da cidade, e divulgar cada vez mais minha amada e idolatrada São Paulo pelo mundo afora…

Gostaria também de dar mais aulas para turmas de graduação e pós em turismo e hotelaria sobre história de SP e turismo de luxo, meus temas favoritos. E adoraria fazer meu “Zapping SP” para alunos de todas as escolas públicas e particulares dessa cidade para eles entenderem o potencial dessa cidade incrível, e melhorarem sua cultura geral e auto estima, sem esquecer de funcionários de empresas como locais que teriam uma experiência única e enriquecedora, substituindo inclusive certas reuniões e confraternizações. O resto não posso contar ainda, (rs).

Postura Urbana: Fale de seu dia a dia:

Flavia Liz Di Paolo: Meu dia a dia é sempre bem diferente um do outro…os dias que faço tour são meus favoritos, mas preciso me preparar sempre antes porque. cada tour é completamente diferente do outro, mesmo quando é o mesmo tema, porque tento personalizá-los ao máximo, é como se eu fosse produtora de um evento, por isso que eu faço turismo de experiência, turismo vivencial, interação da cidade com seus habitantes.

Além de estar sempre em busca de novidades, pesquisando, estudando, no meu tempo livre costumo explorar SP como uma turista…

Há dias que dou treinamentos, consultoria, aulas (inclusive para a terceira idade), palestras, sempre sobre o meu tema favorito: turismo em São Paulo, incluindo muita história e fatos curiosos e fresquinhos.

Costumo também dar entrevistas, às vezes por e-mail como essa aqui, às vezes pelo telefone, skype, pessoalmente. Hoje por exemplo fui convidada a participar de um documentário sobre um artistas plástico americano, foi bem divertido, apesar de ter me deixado bem nervosa…mesmo sendo por skype.

Fora as várias reuniões com clientes, fornecedores, etc.

E faço tudo sozinha! Por enquanto só tenho uma assistente virtual que me ajuda nas redes sociais, através das minhas instruções.

Também faço alguns trabalhos voluntários em Ongs de Preservação do patrimônio histórico como o Preserva SP, com moradores de rua, ex moradores de rua, nas favelas que sempre frequentei, e procuro colaborar com projetos sociais diversos.

Ufa, na hora de dormir, eu desmaio na cama, (rs)…mas desmaio feliz da vida e satisfeita! 🙂

Imagem

 Flavia 2

Flavia Liz, o Postura Urbana agradece a entrevista, seu trabalho é muito importante e diferencial, parabéns e sucesso!

Imagens: Arquivo Pessoal

Por: JGA

Deixe um comentário

