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LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!

ImagemSegundo o CONAR (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária), no fim dos anos 70, o governo federal pensava em sancionar uma lei criando uma espécie de censura prévia à propaganda. Diante dessa ameaça, uma resposta inspirada: autorregulamentação, sintetizada num Código, que teria a função de zelar pela liberdade de expressão comercial e defender os interesses das partes envolvidas no mercado publicitário, inclusive os do consumidor. A idéia brotou naturalmente a partir do modelo inglês e ganhou força pelas mãos de alguns dos maiores nomes da publicidade brasileira. Mauro Salles e Caio Domingues, reconhecidos como principais redatores do Código, secundados por Petrônio Correa, Luiz Fernando Furquim de Campos e Dionísio Poli, representando respectivamente as agências, os anunciantes e os veículos de comunicação. articularam longa e pacientemente o reconhecimento do Código pelas autoridades federais, convencendo-as a engavetar o projeto de censura prévia e confiar que a própria publicidade brasileira era madura o bastante para se auto-regulamentar.

O mais engraçado é que até hoje não existe um Conselho que represente a classe publicitária, sim por que o CONAR, representa as Agências e os serviços prestados na área de Propaganda, e não o profissional diretamente. Mas também se pararmos para pensar, não tem como REGULAMENTAR a CRIATIVIDADE.

Imagem:Google Imagens

Por: JGA

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