Publicado em Saúde& Bem Estar

LOBOTOMIA

Imagem

Hoje tida como uma prática bárbara, a técnica, cujo nome mais apropriado é leucotomia, chegou a ser considerada uma cura milagrosa para doenças mentais como esquizofrenia e depressão.

O procedimento envolvia a inserção de um instrumento cortante no cérebro por meio de duas perfurações no crânio, uma de cada lado da cabeça. O médico então movia o instrumento de um lado para o outro, cortando as conexões entre os lobos frontais e o resto do cérebro.

Considerada a técnica pioneira e de maior sucesso na psicocirurgia. a  técnica foi desenvolvida pelo médico neurologista português Antônio Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, realizando-a pela primeira vez no ano de 1935.

Assim que surgiram os primeiros medicamentos antipsicócitos, essa técnica foi abandonada, sendo banida de grande parte do mundo na década de 50. Atualmente, o uso dessa técnica é considerado como um dos episódios mais bárbaros da história da Psiquiatria.

Rosemary Kennedy(irmã do presidente Kennedy) foi submetida a técnica da LOBOTOMIA, desde pequena Rose apresentava comportamento diferenciado de seus irmãos e de outras crianças, na adolescência segundo consta começou a apresentar alterações de comportamento. Mas há quem diga que Rose era uma moça com postura avançada para sua época e isso incomodava as pessoas, por isso a submeteram á lobotomia,depois disso ela se tornou abobada.

Imagem:Google Imagens

Fonte Pesquisa: Google

Por: JGA

Anúncios

Autor:

Sagitariana que sempre vai na contramão. Minhas paixões: Bichos( tenho 5 amores), Plantas e a Natureza de uma forma geral. Curto batata frita, cerveja gelada, Rock'n'roll. Tomo Toddy diariamente, é meu elixir. Culinária é meu hobby e eu mando bem, minha especialidade são as massas. Amo toda manifestação de arte( Leitura, Teatro, Cinema, Música, Artes Plásticas). Gosto de assuntos variados, de política a futebol, de filosofia a ciências. A palavra LIBERDADE me define. Sou um mix de sentimentos, sorrisos e lágrimas, amor e raiva, tudo em mim transborda e é intenso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s