Publicado em Uncategorized

Oscar Niemeyer

Imagem

15 de dezembro de 1907 — 5 de dezembro de 2012.

Arquiteto, considerado peça chave na Arquitetura Moderna.

Em 1956, Niemeyer foi convidado pelo novo presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, para projetar os prédios públicos da nova capital do Brasil. Assim Nasceria Brasília.

Gostava de artes em geral, e algumas de suas citações ficaram famosas:

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein“. (Oscar Niemeyer)

Tinha visão esquerdista e seu envolvimento com o Partido Comunista Brasileiro (PCB), fez com que deixasse o  país após o golpe militar de 1964.  Posteriormente, abriu um escritório em Paris.

Retornou ao Brasil em 1985 e foi premiado com o prêmio Pritzker de arquitetura, em 1988. Entre seus projetos mais recentes se destacam o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (1996), o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (2002), a Cidade Administrativa de Minas Gerais (2010) e o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, na Espanha (2011). Niemeyer continuou a trabalhar até dias antes de sua morte, em 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos.

Mesmo com sua morte seu escritório hoje administrado por sua neta  Ana Lucia Niemeyer, tem uma demanda grande de projetos, inclusive de projetos públicos onde tem contrato de exclusividade sem precisar entrar em concorrência de licitação.

Imagens: Google Imagens

Fonte: Google

Por: JGA

ImagemImagemImagemImagemImagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s