Publicado em Uncategorized

50 Anos do Golpe Militar

Imagem

O golpe militar de 31 de março de 1964 — completou 50 anos ontem — ainda está vivíssimo na memória do País como um período de tenebrosas violações da liberdade, dos direitos humanos, que deixou milhares de mortos, desaparecidos e torturados e se prolongou por longos 21 anos, até 15 de março de 1985, com a posse do civil José Sarney, e a instauração da Nova República.

Os fantasmas dessa época ainda estão à solta, muitas perguntas nunca obtiveram respostas, muitas famílias choram a morte e o desaparecimento de seus entes queridos. Muita gente traz lembranças de tortura física e psicológica.

Um minuto de silêncio para todos que sofreram direta e indiretamente com a DITADURA e APLAUSOS à LIBERDADE de EXPRESSÃO!!!!

Abaixo algumas citações de algumas personalidades sobre o período:

A grande força da democracia é confessar-se falível de imperfeição e impureza, o que não acontece com os sistemas totalitários, que se autopromovem em perfeitos e oniscientes para que sejam irresponsáveis e onipotentes. (Ulysses Guimarães)

As alvoradas da liberdade não surgem como um acontecimento natural. As manhãs da liberdade se fazem com a vigília corajosa dos homens que exorcizam com sua fé, os fantasmas da tirania.” (Tancredo Neves)

Quem quer que ponha as mãos sobre mim para me governar é um usurpador, um tirano e eu o declaro meu inimigo.” (Raul Seixas)

“Democracia neste país é relativa, mas corrupção é absoluta.” (Paulo Brossard)

“Brasil: ame-o ou deixe-o.”
(Inscrição de alguns adesivos em São Paulo, em 1970, virou slogan da ditadura)

ImagemImagem

Imagem

ImagemImagem

O período se foi, a sequela ficou, deixo uma frase para reflexão: “Se você não cuidar, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo.” (MALCOLM X)

Imagens: Google Imagens

Fonte: Google

POR: JGA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s