Publicado em Uncategorized

Tiramisú

Particularmente adoro cozinhar, adoro ler receitas diversas, vira e mexe, mexo nos livros de receita de minha mãe, livros antigos inclusive, vou contar um segredo, meu primeiro curso de culinária, eu fiz aos 9 anos de idade, de lá pra cá, fiz algumas aulas avulsas, e tb um curso de culinária sustentável, muito legal, minha próxima aventura no mundo gastronômico será a oficina de pães. Mas tb venho de uma família onde realmente cozinhar é uma arte, minhas avós cozinhavam bem, tenho algumas tias que cozinham e minha mãe é cozinheira profissional.

Minha particularidade, é que só cozinho o que gosto de comer, hummm, massas são minha especialidade, e modéstia a parte, eu mando bem, não sou tão boa com doces, mas no domingo de páscoa, me arriscarei a fazer essa sobremesa para família…

Imagem

 

O TIRAMISÚé uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária de Treviso, região do Vêneto,consiste em camadas de pão de ló(em geral substituído por biscoitos do tipo inglês ou champagne) embebidas em café entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone e polvilhadas com chocolate amargo. Mas a receita original comporta muitas variações. (Definição Wikipédia)

 

Tomem Nota:

 

INGREDIENTES

  • 6 claras em neve

  • 6 gemas peneiradas

  • 1/2 lata de lite condensado

  • 500 g de queijo tipo mascapone (pode ser trocado por philadelphia cream chease ou outro queijo cremoso exceto ricota)

  • 1 pacote de biscoito tipo champagne (sem açúcar em cima)

  • 1 xícara de café bem forte (sem açúcar)

  • 1 dose pequena de licor (chocolate, café, amêndoa, ou conhaque)

  • Chocolate em pó para polvillhar por cima

MODO DE PREPARO

Em uma vasilha grande misture gentilmente o queijo e o leite condensado, acrescente as gemas peneiradas até formar um creme meio amarelado claro

Em seguida acrescente as claras, mas não misture muito

O segredo da receita é a paciência, misture bem suave

Reserve este creme

Em outra vasilha ponha o café e o licor de sua preferência e molhe o biscoito bem rapidamente no café

Obs O biscoito não pode estar muito molhado

Disponha em um refratário retangular

1 camada de biscoito, 1 camada de creme, a última camada tem que ser de creme, por último polvilhe o chocolate em pó por cima

Leve à geladeira coberta com plástico filme, por mais ou menos 6 horas.

Delicie-se!!!

Imagem: Google Imagens

Por: JGA.

Deixe um comentário

