Publicado em Uncategorized

60 anos do Parque do Ibirapuera!!!

ibira 1

Favela em 1950 onde fica hoje o Parque Ibirapuera. Foto de Sebastião Assis Pereira.

ibira 2

Lago do Ibirapuera em 1953. Foto Folhapress.

 

ibira 3

O prédio da OCA, no parque do Ibirapuera, em 1954. German Lorca.

 

ibira 4

Prédio da Bienal em 1956. Folhapress

 

ibira 5

Planetário do Ibirapuera em 1965. Folhapress

 

ibira 6

Paulistanos no Ibirapuera, em 1965. Folhapress

 

Nessa última 5ª feira(21/08/14) o Parque do Ibirapuera completou 60 anos.

Mas, e como tudo começou?
“De acordo com o histórico do Parque do Ibirapuera, produzido pela prefeitura de São Paulo e publicado em diversos guias sobre a cidade, já no final da década de 20, o prefeito Pires do Rio manifestou o desejo de criar em São Paulo um parque nos moldes dos grandes parques existentes nas grandes cidades do mundo como o Central Park, em Nova Iorque, entre outros que compunham a paisagem urbana das metrópoles no mundo. A região conhecida como Ibirapuera, antiga aldeia indígena e depois transferida para o município por uma lei estadual em 1906, apresentava as dimensões necessárias para a concretização do projeto. Essa ideia foi abandonada, em princípio, por se tratar de uma região alagadiça, cuja drenagem foi realizada alguns anos depois. Segundo consta do histórico do Parque do Ibirapuera, por conta da iniciativa de um funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, através do cultivo de grande variedade de plantas…”
Trecho do site: http://www.parqueibirapuera.org/

Quem mora em São Paulo tem o Parque do Ibirapuera como um refúgio em plena selva de pedras, passar o dia por lá descarrega o estresse diário, o parque oferece tantas atrações,
pode-se fazer trilha de bike, caminhar, sentar-se de bobeira à beira do lago, andar de patins, skate, patinete, sentar-se e ler um livro embaixo de uma de suas inúmeras árvores, fazer um pic nic.  Sem contar as atividades culturais, shows, exposições, mostras, apresentações de dança e teatro, dentro do ibirapuera  há três museus, Museu de Arte Moderna(MAM), Museu de Arte Contemporânea(MAC), e Museu Afro Brasil, que além das mostras, promovem debates e ministram cursos, no museu afro está localizada a Biblioteca Carolina Maria de Jesus.
A Oca, o Planetário e o Auditório, também proporcionam momentos de descontração e conhecimento, e claro, o prédio da Bienal de Artes que exibe inúmeras expressões artísticas.

Nessa sexta feira(22/08) passei uma tarde agradabilíssima por lá, é bacana observar o vai e vem das pessoas, homens e mulheres, adultos e idosos, jovens de todas as idades, crianças, os bichos, cães, gatos, os gansos do lago, é bom sentir o cheiro de suas árvores, tenho boas lembranças desse lugar, passei grandes momentos nesse parque. Um Salve ao Ibira
Quem ainda não conhece, não deixe de ir, vale muito a pena.
Que venham mais 60 anos de história e momentos agradáveis.
Por JGA

 

Galeria de Imagens do Parque

ibira 7 ibira 8 ibira 9 ibira 10 ibira 11parque-ibirapuera

Mapa do Parque

mapa-parque ibira

Anúncios

4 comentários em “60 anos do Parque do Ibirapuera!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s